Obras de Beneficiação global das áreas visitáveis da Igreja e do Convento de Santa Clara adjudicadas à Tecnovia Madeira

No passado dia 25 de março de 2019, a Secretaria Regional de Turismo e Cultura (SRTC) do Governo Regional da Madeira, adjudicou à TECNOVIA MADEIRA a empreitada de Beneficiação Global das Áreas Visitáveis da Igreja e do Convento de Santa Clara” (SRTC), pelo preço global de € 1.147.800,00 (um milhão cento e quarenta e sete mil e oitocentos euros), a que acrescerá o IVA à taxa legal em vigor.

A Igreja e Convento de Santa Clara constitui um dos mais importantes testemunhos do património cultural e histórico da Madeira, encontrando-se classificada como monumento nacional desde 1940. Construído no período manuelino, séc. XV, no estilo gótico tardio, este monumento foi alvo de profundas transformações a nível artístico e arquitetónico ocorridas nos séculos XVII e XVIII, na época barroca, conservando ainda testemunhos da sua traça primitiva.

A empreitada prevê a beneficiação global da Igreja e Convento de Santa Clara, no que diz respeito aos elementos construtivos e arquitetónicos dos edifícios e espaços integrados no novo circuito de visita, bem como a conservação e restauro do património artístico, móvel e integrado, designadamente pintura, talha, escultura e azulejaria.

O levantamento rigoroso das patologias existentes nos elementos arquitetónicos e construtivos, permitiu definir o projeto de recuperação, de reabilitação e restauro, bem como o novo circuito de visita que integrará espaços atualmente não acessíveis ao público, áreas para exposição, áreas técnicas de reserva, áreas de apoio ao público, com a criação de condições de acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada.

Além do projeto de arquitetura dos edifícios e espaços integrados no novo circuito de visita, a empreitada contempla também o projeto de iluminação monumental do edifício e respetivos espaços exteriores e interiores visitáveis, o projeto de remodelação das instalações elétricas e de telecomunicações, o projeto de segurança contra incêndios e o projeto de reforço de pavimentos em madeira para as áreas de exposição.

A complexidade das intervenções a realizar e as caraterísticas do imóvel, condicionam bastante a empreitada, cuja programação será efetuada em estreita articulação com os técnicos de restauro, atendendo às prioridades e condicionantes resultantes do restauro do património artístico, móvel e móvel integrado existente em alguns dos espaços a reabilitar.

Uma intervenção que garantirá a salvaguarda deste património cultural classificado, a sua utilização plena e melhores acessibilidades ao monumento, à sua visita e interpretação.

A Tecnovia Madeira congratula-se por mais este desafio onde reforçará as suas competências de construção, reabilitação, requalificação e restauro de edifícios históricos.

 

08.04.2019