ASSINADO O CONTRATO PARA A CONSTRUÇÃO DO NOVO HOSPITAL CENTRAL E UNIVERSITÁRIO DA MADEIRA
Ontem, 6 de outubro de 2022, foi assinado entre a Secretaria Regional de Equipamentos e Infraestruturas da Região Autónoma da Madeira e o agrupamento de empresas Tecnovia Madeira – Sociedade de Empreitadas, S.A. / AFAVIAS – Engenharia e Construções, S.A./ SOCICORREIA – Engenharia, S.A./ RIM-Engenharia e Construções, S.A., o contrato da empreitada de construção da segunda fase do Hospital Central e Universitário da Madeira.
Adjudicada pelo valor de 74.698.447,25 € e um prazo de execução de 720 dias, a conclusão da empreitada prevê-se para o último trimestre de 2024.
Localizado no Funchal, na freguesia de São Martinho, o novo Hospital Central e Universitário da Madeira abrange uma área bruta de construção de 172 100 m2, com uma área de implantação de 37 750m2. O edifício contempla 6 pisos acima da cota de soleira e 1 piso abaixo da cota de soleira.
O contrato de construção do “HOSPITAL CENTRAL E UNIVERSITÁRIO DA MADEIRA-2.ª FASE-ESTRUTURAS E ESPAÇOS EXTERIORES” contempla a execução das estruturas e espaços exteriores do futuro Hospital, designadamente execução de estruturas em betão armado, alvenarias, instalação de equipamentos de águas e esgotos, instalações e equipamentos elétricos e mecânicos e espaços exteriores.
O edifício do hospital é composto por três corpos principais: o corpo norte, o corpo médio e o corpo sul. Também está prevista a construção de uma área técnica em uma área próxima à entrada do hospital.
Corpo Norte
No Corpo Norte encontrar-se-ão localizadas as áreas de Consultas Externas e de Exames Especiais. Genericamente estará organizado da seguinte forma:
Piso 2 – Estacionamento exterior coberto;
Piso 3 – Medicina e especialidades médicas;
Piso 4 – Cirurgia e especialidades cirúrgicas;
Piso 5 – Ginecologia e Obstetrícia e Pediatria (incluindo Hospital de Dia Pediátrico).
Corpo Central
Aqui encontrar-se-ão as áreas hospitalares onde as especificidades técnicas e as necessidades técnicas, especiais e materiais necessitam de uma maior diferenciação, por isso, esta área encontrar-se-á organizada da seguinte forma:
Piso 0 – Serviços de Apoio Gerais;
Piso 1 – Piso Técnico;
Piso 2 – Serviços Médicos de Ambulatório (Radioterapia, Oncologia, Medicina
Nuclear, Medicina Hiperbárica, Hemodiálise e Medicina Física e de Reabilitação),
Arquivo Clínico e Vestiários Centrais;
Piso 3 – Serviços Médicos de Ambulatório (Urgência, Radiologia,
Hemodinâmica/Radiologia de Intervenção, Hospital de Dia Médico), Entrada e
Serviços de Apoio (Central Telefónica e de Segurança, Trabalho Social e Atenção ao
Doente);
Piso 4 – Neonatologia, Cuidados Intensivos e Intermédios de Pediatria, Bloco
Operatório, Bloco de Partos, Hospital de Dia Cirúrgico e Refeitório;
Piso 5 – Unidades de Cuidados Intensivos e Intermédios, Laboratórios;
Piso 6 – Heliporto.
Corpo Sul
Nesta localização estará presente a área de internamento, que estará organizada da seguinte forma:
Piso -1 – Estacionamento e Centrais Técnicas;
Piso 0 – Estacionamento e Centrais Técnicas;
Piso 1 – Estacionamento e Piso Técnico;
Piso 2 – Serviços Administrativos, Direção e Saúde Mental;
E por fim do piso 3 ao piso 5 as áreas de internamento.
O projeto integra ainda um hospital de dia oncológico pediátrico.
Com uma capacidade máxima de 607 camas, 79 de cuidados intensivos e 503 destinadas a internamento geral, o hospital terá um parque de estacionamento com capacidade para quase 1200 automóveis e um heliporto.
O novo Hospital Central da Madeira é uma das mais importantes obras em curso na Região Autónoma da Madeira, fundamental para o sector da saúde da Região que reforçará e melhorará a resposta aos utentes que dele necessitem, em “condições ímpares e ao nível do que de melhor se faz nesta área na Europa e no Mundo”.
Com uma extensa experiência na construção e remodelação infraestruturas de saúde, a Tecnovia congratula-se pela assinatura deste contrato e irá reunir todas as suas competências e know-how visando o sucesso desta obra de referência, tão importante para o sistema de saúde da Região Autónoma da Madeira, das suas pessoas e de quem as visita.
Para a Tecnovia Madeira é um orgulho participar em mais uma obra estruturante e fundamental para a Região da Madeira.
Conheça todos os pormenores deste projeto no site oficial do novo Hospital aqui
07.10.2022