Tecnovia Angola assina acordo de cooperação com INEFOP

A Tecnovia Angola, no passado dia 29 de julho de 2022, assinou um acordo de cooperação com o INEFOP (Instituto Nacional do Emprego e Formação Profissional), órgão tutelado pelo MAPTSS (Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social).

No evento estiveram presentes, Henderson Capita (representante da Tecnovia Angola, Gestor da Qualidade, Ambiente e Segurança-QAS), Manuel Mbangui (Diretor Geral do INEFOP).   Estiveram também presentes  Francisco Alegre Duarte (Embaixador de Portugal), Daniel Vosgien (Embaixador de França), Jeannette Seppen (Embaixadora e Chefe da Delegação Europeia), Pedro Filipe (Secretário de Estado do Trabalho e Segurança Social MAPTESS) e Alexandre Rosa (Coordenador Geral RETFOT).

Orçamentado em cerca de meio milhão de euros, o programa de Estágios Profissionais do RETFOP visa a integração dos jovens angolanos no mercado de trabalho. O projeto está financiando com cerca de 600 estágios profissionais, para jovens com idades compreendidas, entre os 18 e os 25 anos. Aos jovens recém-formados nos diferentes níveis de ensino, que tenham concluído o ensino médio (secundário) através da área técnica, ou em cursos de formação profissional, no âmbito do programa firmado pelo RETFOP, financiado pela União Europeia. Posto isto, a implementação deste programa de estágio profissional implica naturalmente a presença de jovens qualificados e interessados, mas também a presença de empresas que aceitem estes estagiários, oferecendo-lhes condições para que o estágio se transforme num complemento efetivo da formação dos interessados. Proporcionando-lhes a melhoria das suas competências e o aumentando da empregabilidade.

O presente acordo não estipula áreas de atuação, estando em funcionamento pelo período de um ano, entrando em vigor na data de assinatura do mesmo.

A Tecnovia Angola, pretende reafirmar ainda mais o seu compromisso com o desenvolvimento e formação de recursos humanos e acredita que esta aliança entre entidades será um fator determinante para o esforço de qualificação e inserção profissional dos jovens angolanos. Considerando ainda, ser bastante importante apoiar este projeto, agregando pilares de conhecimento, participação na sociedade civil.

 

22.08.2022