A renovação da Rua da Prata contou com a Tecnovia

A renovação da Rua da Prata contou com a Tecnovia!

Foi no passado dia 23 de novembro que esta icónica rua da baixa de Lisboa reabriu ao público. Sem trânsito de carros, na Rua da Prata apenas serão permitidos peões, bicicletas, trotinetas e o elétrico 15, que realiza o percurso entre a Praça da Figueira e Algés.

As obras decorreram na sequência de abatimento do pavimento, por colapso de um coletor de águas pluviais da era Pombalina, após as fortes chuvas de dezembro de 2022.

Com uma duração de 11 meses, as obras iniciadas pela inspeção e determinação da extensão do colapso do coletor, envolveram a reconstrução de cerca de 110 m do sistema de drenagem. Além dos trabalhos de drenagem, elemento principal da obra, foram efetuados outros trabalhos como a reconstrução de toda a estrutura de pavimento e passeios afetados, tendo a rua sido pavimentada com um novo asfalto.

A reabertura desta nova via ao trânsito foi marcada por uma viagem num novo elétrico da Carris, onde viajaram vários elementos da equipa técnica Tecnovia, da Câmara Municipal de Lisboa, da Associação Comercial dos Lojistas de Lisboa, entre outros convidados.

A renovada Rua da Prata volta a pulsar vida, agora com uma ciclovia, bancos públicos e passeios ampliados. Proporcionando um ambiente mais seguro e convidativo para cidadãos e turistas desfrutarem da baixa da cidade.

Esta transformação não é apenas uma mudança física, mas também simboliza um convite para redescobrir Lisboa de uma maneira sustentável. A Rua da Prata deixa de ser apenas uma passagem e torna-se um destino em si, proporcionando um ambiente mais seguro e convidativo para cidadãos e turistas desfrutarem da baixa da cidade.

A Tecnovia está orgulhosa de ter contribuído tão positivamente nesta rua emblemática de Lisboa. A Rua da Prata torna-se, deste modo, um exemplo inspirador de como as cidades podem se podem adaptar e evoluir de modo a atender as necessidades modernas, enquanto preservam a sua história e cultura.

Crescemos a fazer mais para todos!

28.11.2023