Tecnovia vai reforçar capacidade hídrica no distrito de Beja
A Tecnovia vai reforçar a capacidade hídrica no distrito de Beja através da construção do Circuito Hidráulico do Monte da Rocha e Bloco de Rega de Messajena, no âmbito do projeto Alqueva.
Numa região fustigada pela seca metereológica, esta empreitada constitui-se como uma medida fundamental para aumentar a resiliência às alterações climáticas, reforçando significativamente a garantia do abastecimento público e do benefício hidroagrícola a 3 700 ha, que já são, atualmente, servidos pela albufeira do Monte da Rocha. Irá ainda beneficiar um total de 2.330 hectares de novas áreas de regadio.
Este projeto, promovido pela EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva foi contratualizado no passado dia 11 de janeiro de 2024, à Tecnovia S.A. pelo valor de 28,47 milhões de euros e um prazo de execução de 21 meses.
A cerimónia de assinatura do contrato contou com a presença de Maria do Céu Antunes, Ministra da Agricultura e Alimentação, vários membros da Administração da EDIA e João Guilherme Canas da Costa, Administrador da Tecnovia.
Marcelo Guerreiro, presidente da Câmara de Ourique, também participou no evento e destacou o “investimento de extraordinária importância para o concelho e que irá permitir trazer água de Alqueva até ao Monte da Rocha e promover o desenvolvimento económico através do perímetro de rega”.
Objetivos Estratégicos: Fortalecimento dos Recursos Hídricos na Barragem do Monte da Rocha
A obra tem como principal objetivo reforçar os recursos hídricos da região, visando enfrentar os desafios decorrentes da escassez de água na barragem do Monte da Rocha, que desempenha um papel fundamental como fonte de abastecimento público e irrigação agrícola dos concelhos circundantes.
O Circuito Hidráulico de Ligação à Albufeira do Monte da Rocha e do Bloco de Rega da Messejana, localizam-se imediatamente a sul do Bloco de Rega de Rio de Moinhos, encaixada a este pela autoestrada A2 e ZPE de Castro e a oeste pela Linha do Sul (de caminho de ferro Lisboa-Faro). A obra abrangerá a união de freguesias de Aljustrel e Rio de Moinhos e a freguesia da Messejana do concelho de Aljustrel e a união de freguesias de Panoias e Conceição do concelho de Ourique, do distrito de Beja.
Elementos do Projeto: Mudanças Estuturais
A execução do projeto exigirá o reforço do já existente sistema elevatório de Rio Moinhos entre outras intervenções principais:
- o reforço do sistema elevatório já existente de Rio de Moinhos;
- construção da nova estação elevatória da Messejana, com um caudal nominal de 1,5m3/s, de quatro grupos eletrobomba e uma potencia instalada de 1600kW, integrando a respetiva estação de filtração;
- uma conduta elevatória de 4,5 km de extensão e com um reservatório de regulação no seu final;
- uma adutora principal com 17,8km de extensão, com pontos de entrega na albufeira do Monte de Rocha, na ETA e no CCG do Alto Sado;
- uma rede secundária de rega de16,7 km de extensão total, com 45 hidrantes e 83 bocas de rega
- um sistema monitorização, automatização e telegestão (MAT) para os subsistemas primário e secundário de rega.
A Tecnovia tem executado várias obras similares no alentejo, muitas das quais no âmbito do projeto Alqueva, sendo uma das áreas de especialidade da empresa.
A assinatura deste contrato representa um marco crucial para todo o distrito de Beja, ao nível do aumento da resiliência dos sistemas hídricos, bem como desenvolvimento da agricultura e economia local.
Para a Tecnovia é uma motivação contribuir para o desenvolvimento do distrito de Beja, em particular para projetos que aumentem a capacidade hídrica e resiliência da região face às alterações climáticas.
Crescemos a Fazer!
08.02.2024