NOVO MATADOURO DE SÃO JORGE ADJUDICADO À TECNOVIA
O Lote 1 do novo Matadouro de São Jorge foi adjudicado à Tecnovia, pela Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, no passado dia 19 de fevereiro.
O novo matadouro será implantado numa área aproximada de 2,5 hectares, na freguesia da Calheta.
Integrado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), esta obra representa um investimento de cerca de 7,3 milhões de euros, com um prazo de execução de 18 meses.
Adjudicado ao consórcio Tecnovia S.A. / Tecnovia Açores, o Lote 1 compreende os trabalhos de construção civil: movimentação de terras, arranjos exteriores, redes de águas residuais (esgotos) e águas pluviais, instalações elétricas e instalações telefónicas e de dados.
CONSTITUIÇÃO DO MATADOURO
O matadouro industrial compreenderá as seguintes estruturas:
– Abegoarias;
– Matadouro;
– Desmancha;
– Instalações Técnicas;
– Edifício Administrativo e Social;
INVESTIMENTO NAS ESTRUTURAS DE ABATE
Além destas instalações principais, o projeto incluirá outras estruturas complementares, como um túnel destinado à lavagem de viaturas sujas, nitreira, tratamento e reservatório de águas e um telheiro para viaturas de transporte de animais vivos.
O novo e moderno matadouro estará em linha com todos os requisitos legais e de segurança alimentar, assegurando níveis de qualidade, segurança e excelência alimentares, higiene e segurança alimentar, mas também o tratamento de subprodutos, o bem-estar animal, bem como objetivos ambientais e de adaptação às alterações climáticas.
Um investimento em linha com a aposta do Governo Regional dos Açores em novas unidades de abate ou na modernização das existentes, de modo a garantir condições para reter, nos Açores, as mais-valias resultantes da preparação e processamento das carcaças.
Com este ambicioso projeto, a Tecnovia contribui para o desenvolvimento económico, para a qualidade e sustentabilidade das operações no setor de abate na Região Autónoma dos Açores.
Crescemos a Fazer.
28.02.2024