Governo Regional da Madeira distingue José Guilherme Jorge da Costa

No passado 25 de junho, o Governo Regional da Madeira distinguiu pelo seu contributo para a região e comunidade, José Guilherme Jorge da Costa, Comendador e fundador da Tecnovia. 

A cerimónia, enquadrada nas comemorações do Dia da Região Autónoma da Madeira e das Comunidades Madeirenses, teve lugar no Funchal, no Centro de Congressos da Madeira.  

Foram oito as personalidades distinguidas pelo seu contributo à região e à comunidade, tendo o Comendador José Guilherme Jorge da Costa sido distinguido na categoria Valor, uma distinção entregue pelo Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque. 

José Guilherme Jorge da Costa, indelevelmente associado ao desenvolvimento económico e social da Região Autónoma da Madeira  

Nascido na Malveira da Serra, concelho de Cascais, a 14 de abril de 1940, foi aos 23 anos que José Guilherme Jorge da Costa iniciou a atividade de empresário em nome individual na área da construção civil, tendo em 1973 fundado a Tecnovia Infra- Estruturas José Guilherme da Costa, Lda. 

Em 1978, José Guilherme Jorge da Costa expande a atividade da Tecnovia  à Região Autónoma da Madeira, com a construção da estrada Porto Moniz-Calheta-Ponta do Sol, atualmente designada ER 101. Um projeto extremamente desafiante, devido à sua localização, implantado nas íngremes falésias da costa Norte da Madeira. 

Desde então, a Tecnovia tem sido parceira do desenvolvimento da Região, num contributo marcado por vários projetos emblemáticos na área da mobilidade, das infraestruturas e da construção civil, que refletem a excelência e o compromisso da empresa. 

No final de 1997, é fundada, por cisão com a empresa mãe, a Tecnovia Madeira, cimentando-se uma relação de mais de 45 anos de crescer a fazer a Região Autónoma da Madeira. 

Outros Projetos Notáveis 

Além de seu papel na construção civil, José Guilherme Jorge da Costa foi sócio fundador da APORBET – Associação Portuguesa de Produtores de Misturas Betuminosas, destacando-se pelo seu envolvimento na evolução na área da pavimentação e do desenvolvimento das misturas betuminosas, uma área onde a empresa continua na vanguarda, desenvolvendo, em parceria com vários clientes, fornecedores e laboratórios, novas soluções, focadas na sustentabilidade.  

Na Madeira, a empresa é relevante na economia do mar, dedicando-se à concessão de infraestruturas navais e de náutica de recreio, através da marca Tecnovia Yacht Service, responsável pela concessão do Porto de Recreio da Calheta e dos estaleiros navais dos Socorridos e de Água de Pena. 

Esta distinção atribuída pelo Governo Regional da Madeira ao nosso fundador, José Guilherme Jorge da Costa é um reconhecimento do seu empreendedorismo e contributo para o desenvolvimento da região.  

A Tecnovia e José Guilherme da Costa permanecem como pilares no avanço da economia madeirense, refletindo o verdadeiro espírito de inovação e contribuição para a comunidade local que sempre nos caracterizou. 

Crescemos a Fazer.

05.07.2024

Photo Credit: Governo Regional da Madeira