Conhece esta mistura com 40% de material reciclado?

A Tecnovia Indústria produz vários tipos de misturas betuminosas, em vários centros industriais por todo o território português. 

O AC 20 com betume Regener um dos ligantes especiais da Cepsa, ao qual é adicionado um rejuvenescedor em refinaria.  

A utilização deste rejuvenescedor permite o emprego de teores mais elevados de RAP (Reclaimed Asphalt Pavement – Mistura Betuminosa Reciclada) sem comprometer o desempenho.  

Como a aditivação é efetuada pelo produtor do betume, não é necessária qualquer adaptação em central. Uma taxa mais elevada de material reciclado (40% neste caso) reduz o impacto ambiental deste produto e traz vantagens económicas. 

Trecho Experimental no Centro Industrial de Évora 

A mistura foi utilizada na pavimentação dos caminhos internos do Centro Industrial de Évora. Uma vez que estas estariam sujeitas a cargas intensas, constituíam as condições ideais para o teste deste produto.  

Foi utilizada como camada de ligação, sobre a qual foi parcialmente colocada uma camada de desgaste do tipo AC 14. Ambas as misturas utilizaram material reciclado e o mesmo ligante. A mistura do tipo AC 20 foi colocada num trecho com 150 m de comprimento, 3,5 m de largura e uma espessura nominal de 8 cm. 

LABORATÓRIO TECNOVIA 

O Laboratório Tecnovia foi responsável pelo estudo inicial da mistura, acompanhamento da produção, espalhamento e compactação. Durante a pavimentação foi controlada a temperatura da mistura, registada a sua trabalhabilidade, e colhidas amostras.  

Em laboratório, além do controlo formulação usual (análise granulométrica e percentagem de ligante) deu-se grande ênfase ao estudo do módulo de rigidez deste produto e a sua resistência à fadiga, procurando-se desta forma inferir a durabilidade deste pavimento.  

No campo a mistura tem sido acompanhada, procurando-se registar quaisquer patologias que surjam, como rodeiras ou fendilhações, tendo demonstrado bom comportamento até agora. 

Para mais informações consulte a página do Laboratório. 

Crescemos a Fazer.

12.08.2024