Assinado contrato de financiamento de 126 M€ de estrada de 97 km no Uganda a executar pela Tecnovia

No dia 8 de novembro de 2024, em Kampala, foi assinado o contrato de financiamento no valor de 126 milhões de euros para a conceção e construção de uma estrada de 97 km no Uganda a executar pela Tecnovia.

O contrato foi celebrado entre o Ministério das Finanças, Planeamento e Desenvolvimento Económico da República do Uganda (MoFPED) e um consórcio de bancos liderado pelo Citibank, que inclui também o ABSA e o DBSA.

O projeto, sob a responsabilidade da Uganda National Roads Authority (UNRA), envolve a conceção e construção da estrada Lusalira-Kasambya-Nkonge-Sembabule (Pacote 4). Com 97 km de extensão, a nova infraestrutura é essencial para melhorar a mobilidade e impulsionar o comércio nas regiões Central e Ocidental do Uganda.

A obra será executada pelo Grupo Tecnovia, com início previsto para janeiro de 2025 e terá um prazo de execução de 36 meses.

Cerimónia de Assinatura

A cerimónia de assinatura do contrato, realizado nas instalações do Ministério das Finanças do Uganda, contou com a participação de líderes das várias entidades envolvidas

Impacto e Objetivos do Projeto

O projeto irá proporcionar uma rede rodoviária mais eficiente, contribuindo para o desenvolvimento socioeconómico das regiões Central e Ocidental do Uganda, designadamente através:

  • Melhorar a qualidade e conectividade da infraestrutura rodoviária nacional;
  • Facilitar o transporte de mercadorias e passageiros, reduzindo tempo e custos;
  • Estimular o acesso a oportunidades económicas e sociais ao longo da rota, através de uma infraestrutura de alta capacidade, fortalecendo a mobilidade regional.

Ao liderar este empreendimento, a Tecnovia reafirma seu compromisso com a criação de soluções de infraestruturas que impulsionam o desenvolvimento sustentável no continente africano e, em particular no Uganda, país onde tem apostado no âmbito da sua estratégia de internacionalização.

 

Crescemos a Fazer.

09.12.2024