Consolidação dos taludes da ER Nº 2-2ª Furnas-Ribeira Quente
Ontem, dia 15 de abril, foi assinado o Auto de Consignação da Empreitada de Consolidação dos taludes da Estrada Regional ER Nº 2-2ª, troço Furnas-Ribeira Quente, na Ilha de S. Miguel.
Celebrado entre a Secretaria Regional das Obras Públicas e Comunicações da Região Autónoma dos Açores e o Consórcio Tecnovia Açores S.A. / Marques S.A., a obra foi consignada pelo valor de 4.789.365,01 € + IVA, com o prazo de execução de 540 dias.
A cerimónia contou com a presença de vários responsáveis da Secretaria Regional do Turismo e Transportes, designadamente a Secretária Regional das Obras Públicas e Comunicações, Ana Carvalho, entre outras entidades. A Tecnovia Açores, foi representada pelo Eng.º Jorge Taborda, na qualidade de Administrador.
O objetivo principal da empreitada é a melhoria das condições de segurança da via, mediante intervenções que reduzam o risco associado a fenómenos de deslizamento de terras e queda de blocos que se registam com relativa frequência.
As intervenções serão realizadas em oito troços, ao longo dos seis km de via. Os trabalhos incluem a limpeza, desmatação, reperfilamento e estabilização de taludes, execução de órgãos de drenagem, construção de um semi-túnel e pavimentação.
O semi-túnel com a extensão de 210 m, terá uma estrutura em betão armado com pórticos longitudinalmente espaçados de 4 m e uma laje de cobertura maciça com 25 cm de espessura.
Sobre a laje será executado um revestimento, sob um aterro inclinado, que absorverá impactos de eventuais quedas de blocos rochosos e/ou deslizamentos, previsíveis face à encosta de forte pendente e altura deste troço.
Esta solução, além de ser uma solução mais viável e competitiva, face a outras, permite a apreciação da paisagem e património natural.
Esta empreitada de Consolidação dos taludes da ER Nº 2-2ª Furnas-Ribeira Quente é imprescindível para a melhoria das condições de segurança na circulação de pessoas e bens nesta zona da ilha de S. Miguel.
16.04.2021