Inaugurada a ligação em túnel Estreito da Calheta -Jardim do Mar da Estrada Regional ER223
No passado 14 de dezembro, foi inaugurada a ligação em túnel entre o Estreito da Calheta e o Jardim do Mar da Estrada Regional ER 223, na ilha da Madeira.
Esta ligação em túnel, construída pela TECNOVIA MADEIRA em Consórcio com a AFAVIAS, constitui a Fase A da empreitada de “Prevenção e mitigação do risco de derrocadas nas escarpas sobranceiras à ER 223 – Troço Estreito da Calheta / Jardim do Mar”.
Os trabalhos, no valor de cerca de 22,5 M€, iniciados em outubro de 2020, envolveram uma extensão de 1080 m, correspondendo 1051 m à construção de um túnel. Este túnel, Calheta / Jardim do Mar constitui-se como uma alternativa ao atual troço entre o túnel da Ribeira Funda e a entrada do túnel Jardim do Mar / Paúl do Mar. O entroncamento entre aquele túnel e o acesso ao Jardim do Mar foi substituído por uma rotunda, também no âmbito da Fase A da obra. Nesta fase A, procedeu-se ainda à instalação de um sistema de ventilação de rede para o combate a incêndios, para além de todos os trabalhos de drenagem, pavimentação, iluminação, instalação de equipamentos de segurança e sinalização rodoviária.
Abriu igualmente ao trânsito a Fase B desta obra de prevenção e mitigação do risco de derrocadas nas escarpas sobranceiras à ER 223 – Troço Estreito da Calheta / Jardim do Mar.
Esta Fase B, adjudicada à TECNOVIA MADEIRA pelo valor de 12,8 M€, iniciou em julho de 2021 e prevê-se estar totalmente concluída em maio de 2023.
As escarpas no troço referente à Fase B apresentam alturas entre os 130 a 150 m. A solução construtiva para proteção de pessoas e bens, foi a execução de duas estruturas em betão armado – falsos túneis, com faixa de rodagem de 6,50 m de largura.
A estrutura em betão armado a leste da Ribeira Funda conta com uma extensão de 335m, sendo denominada de Túnel da Ribeira Funda, já a estrutura Oeste conta com uma extensão de 242 m, que é ligado ao túnel executado na fase A da empreitada, contabilizando um total de 1293 m, designado por Túnel do Jardim do Mar.
Ambos os falsos túneis serão protegidos com uma camada de amortecimento constituída com pneus sobrepostos e intercalados, com malha de aço de alta resistência, de forma a criar uma proteção de prevenção contra as quedas de blocos. Os trabalhos de construção desta acamada de amortecimento ainda estão em curso.
A Fase B inclui ainda a execução de órgãos de drenagem, pavimentação, sinalização vertical e horizontal, iluminação e os devidos equipamentos de segurança.
A Tecnovia Madeira antecipou a execução de vários trabalhos da Fase B, para que todo o troço intervencionado, pudesse abrir à circulação antes do natal de 2022.
Assim, a abertura ao trânsito deste troço da ER 223 envolveu ambas as Fases A e B, sendo que ainda decorrem trabalhos na fase B, em particular os relativos à execução da camada de amortecimento.
Este é mais um projeto determinante para a melhoria das condições de segurança de pessoas e bens, fundamental para o desenvolvimento da região Autónoma da Madeira.
Mais um projeto que contou com a Tecnovia Madeira, que desde 1978, se orgulha de contribuir para o desenvolvimento da Região Autónoma da Madeira.
Tecnovia crescemos a fazer!