Inovação, desenvolvimento e sustentabilidade marcaram a 1ª Edição das Jornadas Técnicas Indústria do Grupo Tecnovia
A Tecnovia realizou no Algarve, entre os dias 20 a 22 de setembro, a 1.ª edição das Jornadas Técnicas da Indústria do Grupo Tecnovia.
Inovação, investigação, desenvolvimento e sustentabilidade marcaram a agenda desta 1.ª edição das Jornadas Técnicas da Indústria do Grupo Tecnovia, dedicadas à área de negócio Indústria, onde a Tecnovia atua ao nível da exploração de pedreiras, produção e comercialização de agregados, betão pronto, misturas betuminosas e gestão de RCD.
Reunindo administradores, diretores gerais, gestores de negócio e quadros das várias geografias do Grupo Tecnovia, as Jornadas contaram com oradores convidados e incluíram a realização de um trecho experimental, no centro industrial do Escarpão, de uma mistura betuminosa de baixa pegada de carbono, uma das soluções em desenvolvimento pela Tecnovia Indústria, organizadora do evento.
Veja todas as fotos e o vídeo – Clique aqui!
O programa das Jornadas, que pode consultar aqui, desenvolveu-se ao longo de três dias:
Primeiro dia
As Jornadas iniciaram na tarde do dia 20 de setembro, no Centro Industrial Tecnovia do Escarpão – Albufeira, dedicado ao fabrico de agregados e à produção de betão pronto e de misturas betuminosas.
Foi um evento aberto a convidados externos à organização, clientes, laboratórios de engenharia, consultores e parceiros, onde se produziu e pavimentou em trecho experimental uma mistura betuminosa reciclada temperada, de baixa pegada de carbono.
O trecho experimental teve o acompanhamento técnico do Laboratório Nacional de Engenharia Civil – LNEC.
A promoção da inovação e desenvolvimento ao nível das misturas betuminosas tem sido uma das apostas Tecnovia para contribuir para a sustentabilidade na construção.
Segundo dia
O segundo dia foi dedicado a apresentações internas, onde colaboradores das várias empresas do grupo Tecnovia partilharam experiências, casos de estudo, desafios e desenvolvimentos em curso nas várias geografias. Uma partilha fundamental para criar sinergias, potenciar a inovação, a aprendizagem e o desenvolvimento do Grupo Tecnovia na área de negócio indústria.
Neste dia, contámos ainda com o Eng.º Pedro Bernardo, membro do Board da Orica, que nos apresentou a “Evolução dos explosivos e preocupações ambientais designadamente vibrações”. Uma apresentação onde tomámos contacto não só com a evolução dos explosivos, mas também conhecemos o estado de arte atual, as novas tecnologias e tendências deste setor do desmonte a fogo.
Terceiro Dia
O último dia foi dedicado a palestras de vários oradores convidados de organizações e empresas parceiras.
A manhã iniciou com o Eng.º Jorge Reis, Diretor Geral da APEB, que nos trouxe uma reflexão muito interessante sobre o mercado de betão em Portugal, a nova norma do betão e o seu impacto na Indústria do betão pronto.
A Eng.ª Teresa Carvalho, Responsável Técnica Asfaltos da Cepsa, partilhou connosco uma apresentação sobre os novos ligantes betuminosos para aplicação em soluções ambientalmente sustentáveis.
A Iterchimica, através de Luis Lopez Dias e de Antonino Rapisardi, Sustainability Bussiness Development Director, trouxeram-nos uma apresentação com uma forte componente técnica, de inovação e sustentabilidade, relativa a soluções eco sustentáveis para pavimentos asfálticos.
Após estas apresentações focadas na inovação, na economia circular e em soluções e produtos mais sustentáveis, terminámos com o Dr. Ricardo Mariano, empresário e empreendedor do Grupo Timing, que nos falou sobre a criatividade nos negócios e o ‘mindset’ vencedor que faz a diferença no nas equipas e projetos.
Seguiu-se o encerramento com um almoço convívio, no Hotel Nau S. Rafael, em Albufeira, onde decorreram as Jornadas.
O balanço desta 1ª edição das Jornadas Técnicas da Indústria do Grupo Tecnovia é extremamente positivo.
As Jornadas Técnicas foram um momento de alinhamento, ‘networking’ e aprendizagem, em que cada geografia Tecnovia partilhou experiências ao nível de desenvolvimento de novos produtos, métodos e soluções, focados na inovação, na economia circular, na eficiência energética e na sustentabilidade.
A sinergia entre as empresas Tecnovia é essencial para que a organização desenvolva soluções que respondam aos desafios atuais e futuros.
Como disse, na sessão de abertura, o Eng.º João Guilherme Costa, administrador das várias empresas do Grupo:
“Cada geografia tem as suas especificidades, mas juntos vamos mais longe e mais rápido”.
E é justamente esse caminho comum, rumo a uma construção mais sustentável, que queremos juntos trilhar.
16.10.2023