Prémio PAMPS 2022 atribuído a obra Tecnovia Madeira

Este ano o Prémio de Arquitetura da Madeira e Porto Santo – PAMPS 2022 foi atribuído à Passagem pedonal sobre a Ribeira de Santa Luzia, uma obra projetada pelo arquiteto Paulo David e construída pela Tecnovia Madeira.

Constituído pela Secção Regional da Madeira da Ordem dos Arquitetos e a Secretaria Regional do Turismo e Cultura, pela Direção Regional da Cultura, o PAMPS – Prémio de Arquitetura da Madeira e Porto Santo tem a finalidade de distinguir obras novas e de requalificação, valorizando a arquitetura regional e os arquitetos.

O Prémio PAMPS pretende ser um estímulo e o reconhecimento da contribuição que os Arquitetos fazem para edificação de um património de qualidade. É atribuído em anos alternados a obras novas e de requalificação.

Nesta edição de 2022, estiveram em votação 18 obras de requalificação que foram selecionadas e analisadas por quatro jurados, José Adrião, Filipa Abrantes (em representação da Direção Regional da Cultura), Pedro Gonçalves (Ordem dos Arquitetos) e Alexandra Gouveia (Associação dos Municípios).

Cada prémio é constituído por:

(a) Um valor pecuniário de dois mil e quinhentos euros e uma peça alusiva ao prémio, a entregar ao autor ou autores do projeto premiado;

(b) Dois diplomas a entregar, respetivamente, ao dono da obra e ao empreiteiro geral da obra;

(c) Uma placa identificativa do prémio a colocar no edifício premiado;

(d) Serão ainda atribuídas Menções Honrosas, sem qualquer valor pecuniário, num máximo de quatro.

Na sua 2ª edição, em 2022, o Prémio PAMPS foi atribuído ao Arquiteto Paulo David, pelo projeto da Passagem pedonal sobre a Ribeira de Santa Luzia.

Esta passagem pedonal, construída pela Tecnovia Madeira, é em estrutura metálica. Repõe uma ligação histórica, a antiga “Ponte da Cadeia”, destruída há cerca de 200 anos, que liga a Rua dos Ferreiros e a Rua Direita na baixa da cidade do Funchal.

A cerimónia de entrega da 2ª edição do PAMPS 2022 decorreu no passado dia 4 de outubro, na Casa-Museu Frederico de Freitas.

Foi com muita satisfação que vimos uma obra com a assinatura Tecnovia ser distinguida.

06.10.2022