Tecnovia Angola participa no Fórum Económico Angola-Portugal “Por Uma Parceria Estratégica”
No âmbito da visita do primeiro-ministro de Portugal a Angola, decorreu em Luanda, no dia 18 de Setembro de 2018, um fórum económico sob o lema “Por uma Parceria Estratégica”.
Organizado pela Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX) de Angola e a sua congénere Agência para o investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), este encontro contou com forte presença de empresários portugueses e angolanos, insere-se no âmbito do contributo do sector privado para o crescimento económico e desenvolvimento sustentável de Angola.
O fórum contou com dois painéis dedicados à Agricultura e Pescas e às Infraestruturas, tendo o Eng.º Ricardo Marfim dos Santos, gerente da Tecnovia Angola, sido um dos oradores convidados do painel de infraestruturas.
A Tecnovia Angola considera essencial que a aposta na execução de infraestruturas de transporte, infraestruturas hidráulicas e de saneamento, entre outras, selecionando de forma estratégica os investimentos nesta área.
Atendendo ao trabalho que ainda está por fazer, no âmbito do desígnio do desenvolvimento sustentado de Angola, as infraestruturas são essenciais, não só por permitir uma elevada taxa de empregabilidade, mas sobretudo porque são elas que permitem o acesso e o desenvolvimento de sectores primordiais à sociedade, tais como a saúde, educação, setor agro-alimentar, e indústrias em geral.
Atualmente presente em 9 das 18 províncias de Angola e, contando com cerca de 700 colaboradores, dos quais 80 expatriados, a Tecnovia Angola, empresa de capital angolano, atua em todos os segmentos da engenharia civil e construção, energia e ambiente.
Contando com importantes infraestruturas executadas em território angolano, a Tecnovia Angola, com base na sua experiência, também abordou a necessidade de se investir na manutenção das infraestruturas, particularmente na rede viária, com o objetivo de garantir e prolongar a vida útil dos investimentos já efetuados nesta área.
A capacitação técnica dos colaboradores e quadros angolanos através da formação, tem sido uma aposta da Tecnovia Angola, que conta com vários protocolos assinados com Universidades Angolanas e Portuguesas, para integração de estágios profissionais, de temas de investigação e desenvolvimento e pela contratação de recém-licenciados, essencialmente nas vertentes de engenharia civil e mecânica.
Angola correspondeu à primeira internacionalização da Tecnovia, sendo uma aposta permanente da empresa, que desde sempre tem privilegiado a contratação local, o estabelecimento de relações de parcerias com empresas angolanas e a formação, procurando contribuir para o aumento da capacitação técnica dos recursos humanos de Angola e para o desenvolvimento sustentável do país.
19.09.2018