Tecnovia participou nas 11ªs Jornadas Portuguesas de Engenharia Costeira e Portuária

A Tecnovia participou e patrocinou as 11.ªs Jornadas Portuguesas de Engenharia Costeira e Portuária, que este ano tiveram lugar no Terminal de Cruzeiro do Porto de Leixões, nos passados dias de 3 e 4 de outubro.

 

Organizadas pela PIANC Portugal – The World Association for Waterborne Transport Infrastructure, da qual a Tecnovia é membro coletivo, esta 11ª edição  das Jornadas incluiu uma visita técnica à Empreitada do Prolongamento do Quebra-Mar exterior e das Acessibilidades Marítimas do Porto de Leixões, em execução em Consórcio integrado pela Tecnovia S.A.

 

Foram 3 os temas principais endereçados nestas 11.ªs Jornadas Portuguesas de Engenharia Costeira e Portuária:

  1. Infraestruturas e Obras Marítimas e Portuárias: Obras marítimas e portuárias; gestão de infraestruturas e património portuário; materiais e técnicas inovadoras; nature-based solutions e economia circular;
  2. Ambiente, descarbonização e transição energética: Impactes ambientais em portos; green ports e novos desafios; adaptação dos portos e marinas às alterações climáticas; energias renováveis e transição energética;
  3. Modelação e Gestão costeira e portuária: Modelação do comportamento de estruturas marítimas e portuárias; gestão costeira integrada; caracterização e propagação da agitação marítima; hidrografia de engenharia; digitalização portuária.

 

A Tecnovia participou nas 11ªs Jornadas Portuguesas de Engenharia Costeira e Portuária, com uma comitiva composta por vários quadros técnicos de Portugal continental e das Regiões Autónomas dos Açores e Madeira, regiões onde o Grupo tem construído diversas infraestruturas portuárias e marítimas.

A Tecnovia contou também com a presença do Eng.º João Guilherme Costa, Administrador de várias empresas Tecnovia, dos Eng.º Luis Gonzaga e Francisco Morais, administradores da Tecnovia Açores, bem como do Eng.º Bruno Jeremias, Presidente da Comissão Executiva da Tecnovia S.A., entre outros quadros técnicos e dirigentes.

As obras marítimas e portuárias são um dos expertises do Grupo Tecnovia, pelo que a partilha de conhecimento, do state of the art, de experiências e o networking entre os vários players do setor é fundamental para que juntos consigamos responder aos  desafios atuais e futuros que se colocam no âmbito das infraestruturas marítimas e da economia do mar.

 

A tarde do último dia das Jornadas foi marcada pela visita à obra do Prolongamento do Quebra-Mar exterior e das Acessibilidades Marítimas do Porto de Leixões. Esta visita técnica inclui o Pólo II do Porto de Leixões, estaleiro da pré-fabricação dos antiferes para colocação em obra, a frente de obra e o Núcleo de Simulação da APDL.

Esta obra de Prolongamento do Quebra-Mar exterior e das Acessibilidades Marítimas do Porto de Leixões, contratualizada em 15 de dezembro de 2020 pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), está em execução pelo Consórcio Teixeira Duarte S.A., Dredging International NV e Tecnovia – Sociedade de Empreitadas S.A. Este projeto avaliado em 130,2 M€ é essencial para garantir a segurança e navegabilidade do Porto de Leixões, especialmente para navios de grandes dimensões.

Foram dois dias preenchidos no Terminal de Cruzeiros de Leixões, um evento com troca de conhecimentos e ‘networking’.

Crescemos a Fazer a diferença!

10.10.2023