Tecnovia reabilita o sistema hidráulico do ERRA do Vale do Sorraia
O sistema hidráulico do ERRA do Vale do Sorraia, situado em Coruche, Portugal, está a ser reabilitado pela Tecnovia. Com um investimento estimado em cerca de 5 milhões de euros e um prazo de execução de 500 dias, esta obra visa revitalizar infraestruturas cruciais para a gestão eficiente da água na região.
Sistema Hidráulico ERRA
Construído entre 1951 e 1959, o Aproveitamento Hidroagrícola do Vale do Sorraia desempenha um papel fundamental na rega de 15 365 ha, distribuídos pelos distritos de Portalegre (concelhos de Ponte de Sôr e Avis), Évora (concelho de Mora) e Santarém (concelhos de Coruche, Salvaterra de Magos e Benavente).
A água necessária para a rega e fins industriais é principalmente proveniente das albufeiras de Montargil, localizada na ribeira de Sôr, e do Maranhão, localizada na ribeira de Seda.
Detalhes do Projeto
A reabilitação do sistema hidráulico aborda diversas componentes essenciais:
- Reabilitação de canal trapezoidal;
- Troço sifão;
- Redes de Reda 1 e 2;
Estas estruturas, devido ao avançado estado de degradação, exigem uma intervenção urgente para garantir a operacionalidade e a eficiência do sistema hídrico local.
Promover a sustentabilidade e o Desenvolvimento Local
No entanto, a necessidade de reabilitação não se restringe apenas à restauração das estruturas existentes. O projeto também busca promover a sustentabilidade do sistema hídrico do ERRA do Vale do Sorraia. A gestão eficaz e a distribuição adequada da água são fundamentais para assegurar a produtividade agrícola e o bem-estar das comunidades locais.
Assim, este projeto desempenha um papel crucial na preservação e na otimização dos recursos hídricos nesta região vital para a agricultura e economia local.
Crescemos a Fazer.
03.04.2024