Towards a greener tomorrow – Green Pavements 2017

 In A NOSSA RESPONSABILIDADE

Towards a greener tomorrow – Green Pavements 2017

Na qualidade de produtores de misturas betuminosas, com experiência consolidada em pavimentação, envolvidos na sustentabilidade da nossa indústria, a da construção, patrocinámos a conferência Green Pavements 2017, que teve lugar sob o lema “Redução da pegada de carbono”, no âmbito do Acordo de Paris sobre as Alterações Climáticas, assinado na 21.ª Conferência das Partes (COP21) das Nações Unidas.

Neste encontro realizado em Lisboa, nos dias 24 e 25 de Maio de 2017, no LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil, fizemos um conjunto de apresentações submetidas ao tema “Design, Production and Live Paving of Thingap with Rarx”, uma mistura betuminosa a quente com incorporação de borracha RAR – reacted and activated rubber.

A apresentação incluiu a investigação e desenvolvimento, efetuada em laboratório, mediante realização de ensaios de desempenho, a produção da mistura betuminosa em central com RAR e, por último a pavimentação ao vivo – Live Paving- de uma rua no LNEC.

O objetivo principal da pavimentação ao vivo foi proporcionar aos participantes a experiência de ver a trabalhabilidade deste tipo de mistura HMA e o aspeto visual da camada após compactação.

Após a execução dos trabalhos de pavimentação, foram realizados testes extras, como o ensaio de pista – wheel tracking, e avaliação da macrotextura, para comparação com os resultados laboratoriais da fase de desenvolvimento.

O uso, em pavimentos, de materiais mais ecológicos, como as misturas betuminosas recuperadas ou com borracha reciclada, como o caso analisado, é uma forma de reduzir a pegada de carbono e de contribuir para um futuro sustentável e mais verde.

28.05.2017