Tecnovia Ambiente inaugura fábrica “Ocean Pellets”

No passado dia 5 de Março, foi inaugurada pelo Presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, na presença da Administração do Grupo Tecnovia, a fábrica de produção de pellets de madeira da Tecnovia Ambiente – Ocean Pellets.

Localizada no Centro Industrial da Mata dos Cavacos, na Ribeira Grande, São Miguel, a fábrica com capacidade de produção de 3 ton/h, produz pellets de madeira, a partir de troncos e resíduos limpos de madeira provenientes essencialmente da indústria da fileira da madeira.

Os pellets são um biocombustível sólido, de utilização prática e segura, de elevado poder calorífico, limpo, de combustão muito eficiente, que pode ser usado em sistemas de produção de calor domésticos ou industriais, constituindo-se como uma alternativa ecológica aos combustíveis fósseis.

Os pellets destinam-se a abastecer a indústria, hotelaria, comércio e casas particulares, para os mercados da região autónoma dos Açores, região autónoma da Madeira e países nórdicos.

Este investimento insere-se numa estratégia de diversificação de negócio da Tecnovia Ambiente, que já opera na gestão e valorização de resíduos de construção e demolição – RCD’s, descontaminação de solos, remoção de materiais contendo amianto e na triagem de embalagens.

Pioneira na atividade ambiental nos Açores, a Tecnovia Ambiente enceta mais um contributo para a economia circular da Região Autónoma dos Açores, onde a sustentabilidade e a renovação de recursos assume particular importância.