Requalificação da “Escola da Levada” contratualizada à Tecnovia Madeira
A requalificação da Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, conhecida como a “Escola da Levada”, foi contratualizada à Tecnovia Madeira, pela Secretaria Regional de Equipamentos e Infraestruturas, a 23 de Agosto de 2024.
Localizada na freguesia de Santa Luzia, no concelho do Funchal, Região Autónoma da Madeira, a obra agora contratada, envolve a requalificação profunda deste espaço educacional e do Pavilhão Gimnodesportivo, com uma área total de intervenção de 18.849 m².
Adjudicada pelo valor de 5.7 M€ e um prazo de execução de 720 dias, esta escola, que está em funcionamento desde os anos 70 não é alvo de obras profundas, desde a sua construção.
Intervenções no Edifício Escolar (EDE)
Apesar da reabilitação do edifício escolar ser profunda, vão ser preservadas a implantação e a altura das fachadas originais. A intervenção será realizada de modo a assegurar uma integração harmoniosa com o ambiente urbano e paisagístico circundante. Embora se mantenha a linguagem arquitetónica pré-existente, serão introduzidas discretas alterações cromáticas para conferir um toque de modernidade.
Entre as melhorias previstas, destacam-se as seguintes:
- Acessibilidade e Segurança: Criação de novas rampas, suavização das rampas existentes, implementação de saídas de emergência e reestruturação das portas para melhor acesso e segurança contra incêndios.
- Reorganização Espacial: Realocação das salas de artes visuais do piso 6 para o piso 1 e renovação do arquivo morto no piso 4, com a introdução de uma antecâmara corta-fogo e a reativação de um acesso para o bar dos professores.
- Melhorias nas Instalações Sanitárias: Renovação das casas de banho para maior conforto e funcionalidade.
- Espaço Exterior: Reajustamento dos lugares de estacionamento para incluir vagas destinadas a pessoas com mobilidade condicionada.
Intervenções no Pavilhão Gimnodesportivo (PVG)
As intervenções no pavilhão gimnodesportivo serão focadas na renovação do pavimento, correção de patologias estruturais, reabilitação do betão armado, substituição de revestimentos danificados, nova pintura interior e exterior, modificação de vãos, colocação de assentos corridos nas bancadas, e ajustamentos necessários para o espaço estar em conformidade com as exigências de especialidades técnicas.
Espaço mais funcional
Com estas intervenções, a Tecnovia irá transformar o Edifício Escolar e o Pavilhão Gimnodesportivo num espaço mais prático, seguro e acolhedor para todos os seus utilizadores, valorizando o património e assegurando a sua sustentabilidade para o futuro.
Crescemos a Fazer.
16.09.2024