SÃO JORGE
Na ilha de São Jorge a Tecnovia Açores efetua a exploração de três pedreiras para obtenção de pedra para produção de agregados, enrocamentos e TOT.
No estabelecimento industrial da Queimada em São Jorge, a Tecnovia Açores explora o basalto da pedreira da Queimada para a produção de agregados, produzindo também betão pronto, misturas betuminosas e pré-fabricados em betão para empreitadas marítimas. Este estabelecimento industrial contempla também um Centro de receção, valorização e triagem de Resíduos da Construção e Demolição – RCD’s, operado pela Tecnovia Ambiente.
Em São Jorge, a Tecnovia Açores explora ainda duas outras pedreiras de basalto, a Pedreira do Pico da Calheta e a Pedreira da Urzelina, para a obtenção de enrocamentos de grandes dimensões, TOT’s, aplicados essencialmente em obras marítimas.
O controlo da produção e verificação da qualidade dos produtos é efetuada pelo laboratório da Tecnovia Açores conforme as normas de ensaio aplicáveis.
As atividades são desenvolvidas conforme os requisitos de qualidade da norma NP EN ISO 9001. Os agregados e misturas betuminosas possuem a marcação CE segundo as normas de produto.
INFRAESTRUTURAS EXISTENTES
PRODUTOS E SERVIÇOS
Na pedreira da Queimada é explorado um basalto com excelentes qualidades para a produção de agregados.
Os vários tipos de agregados produzidos são adequados para utilização em diversos fins no âmbito da construção e engenharia civil, tais como pavimentos, betão pronto, pré-fabricados em betão, microaglomerados e misturas betuminosas.
As granulometrias de agregados disponíveis encontram-se definidas, sendo as declarações de desempenho disponibilizadas mediante solicitação.
AGREGADOS DA PEDREIRA DA QUEIMADA |
Pó de Pedra 0/5 |
Brita 5/11 |
Brita 10/20 |
Brita 11/22 |
Brita 20/40 |
Tout-venant 0/32 |
Tout-venant 2ª 0/32 |
A central de misturas betuminosas da Queimada produz misturas betuminosas a quente para aplicação em estradas, aeroportos ou outras camadas sujeitas à ação da circulação.
Os vários tipos de misturas betuminosas disponíveis na central encontram-se definidos, disponibilizando-se as declarações de desempenho mediante solicitação.
MISTURAS BETUMINOSAS DA QUEIMADA |
|
AC 14 SURF 50/70 (BB) |
|
AC 20 REG 50/70 (MBD) |
A central de betão da Queimada produz betões de todas as classes de resistência, de exposição ambiental e de consistência, argamassas, betões de agregados leves, betões com pigmentos e betões de composição prescrita indo de encontro às necessidades dos clientes e empreitadas.
Os restantes meios afetos a esta central de betão, tais como autobetoneiras e autobombas, são dimensionados conforme as necessidades de produção.
O Centro de Valorização e Triagem de Resíduos de Construção e Demolição – RCD’s, operado pela Tecnovia Ambiente na Ilha de São Jorge, está licenciado para receber diversos tipos de resíduos da Construção e Demolição – RCD’s.
Na documentação poderá consultar o Alvará de Licença que detalha os resíduos para os quais o Centro da Ilha de São Jorge está apto a receber e respetivos códigos LER.
A empresa encontra-se habilitada a prestar assessoria no âmbito de trabalhos de remoção de resíduos com amianto.
O Estabelecimento Industrial da Queimada dispõe de um laboratório de controlo de qualidade, dotado de todos os meios técnicos e humanos necessários à realização de ensaios a solos, agregados, betões, misturas betuminosas conforme as normas de ensaio ou especificações técnicas em vigor.
O laboratório realiza o controlo da produção e verificação da qualidade dos produtos produzidos neste estabelecimento industrial.
Informações técnico-comerciais deverão ser solicitadas mediante contacto para:
Centro de RCD’s