Tecnovia Madeira investe no Estaleiro Naval da Ribeira dos Socorridos
Concessionado por um período de 10 anos à Tecnovia Madeira no final de 2016, o Estaleiro Naval da Ribeira dos Socorridos, localizado em Câmara de Lobos, foi alvo de um investimento de cerca de 400 mil euros, necessário à operacionalidade desta infraestrutura de apoio às atividades de reparação e manutenção naval.
Os trabalhos de melhoramento, requalificação e reparação do Estaleiro Naval, incidiram principalmente no prolongamento do molhe em 30 metros e no aumento e reforço do muro de proteção, para que a rebentação marinha não pusesse em causa o funcionamento do estaleiro.
Foram ainda executados a dragagem da bacia circundante à entrada da rampa varadouro, a demolição da rampa existente na zona poente da área de varadouro, a demolição parcial dos armazéns existentes, bem como recuperação dos restantes a manter, a proteção do talude adjacente ao Estaleiro e a criação de bacia de lavagem com separação de hidrocarbonetos.
Esta é uma infraestrutura marítima destinada à reparação e manutenção de embarcações até 23 metros de comprimento e 8 metros de boca, ao estacionamento em doca seca, a varagens e alagens.
A Tecnovia Madeira tem por objetivo rentabilizar o investimento que tem realizado na economia do mar, diversificando as atividades da empresa, que depende essencialmente das obras públicas.
A maioria dos serviços disponibilizados pela Tecnovia Madeira no estaleiro dos Socorridos, prendem-se com a reparação dos cascos e de mecânica, existindo descontos de manutenção para quem tenha a sua embarcação ancorada no Porto de Recreio da Calheta, também concessionado à Tecnovia Madeira.