Abertura ao trânsito do Túnel Talatona – Nova Vida na cidade de Luanda
Na cidade de Luanda, desde ontem, que de Talatona para Nova vida se circula com uma nova fluidez.
A abertura ao trânsito do primeiro túnel no sentido Talatona – Nova Vida, da empreitada de reformulação do Nó da Samba / Av. Pedro de Castro Van-Dúnem Loy, realizada para desviar o trânsito e permitir a conclusão dos trabalhos no sentido Luanda, marca o início de uma nova mobilidade na cidade de Luanda.
Executada num regime de conceção-construção-financiamento pela Tecnovia Angola, esta é uma infraestrutura de transporte moderna, projetada para o futuro, orientada para a mobilidade e desenvolvimento da cidade de Luanda.
A solução consiste no desnivelamento da Avenida Van-Dúnem Loy através de dois túneis independentes, acedidos por rampas, com duas vias de circulação por sentido. O nó de ligação entre a estrada da Samba e a Avenida Van-Dúnem, será realizado por uma rotunda, à cota do terreno atual, de raio exterior de 40m e três vias de circulação.
Na Estrada da Samba será reservado um corredor central, com 10m de largura livre, para futuro sistema de transporte coletivo público, metro, comboio de superfície ou outro aplicável ao desenvolvimento da cidade.
Um projeto executado em estreita articulação e colaboração de várias entidades, o Dono de Obra – Ministério da Construção e Obras Públicas, o Governo Provincial de Luanda, a Administração Municipal de Talatona e da Samba e equipa Fiscalização e Coordenação.
Com conclusão prevista para junho próximo, esta obra melhorará a mobilidade da população de Luanda, cidade que cresce em média duas vezes mais do que qualquer outra cidade de Angola, contando atualmente com 27% do total de 29,25 milhões da população Angolana.
É com enorme satisfação que efetuámos a abertura ao trânsito deste túnel Talatona – Nova Vida, um marco na construção desta importante infraestrutura de transporte, uma obra fundamental para o desenvolvimento de Luanda.
Mais pormenores sobre este projeto acessíveis aqui.
25.04.2022