Desassoreamento e Requalificação do Rio Lucola em execução pela Tecnovia Angola

A Tecnovia Angola está a realizar para a Secretaria Provincial do Ambiente, Gestão de Resíduos sólidos e Serviços Comunitários do Governo da Província de Cabinda  a empreitada de Obras Públicas para Desassoreamento do Leito do Rio Lucola, um rio cuja foz é junto à cidade de Cabinda.

O projeto orçado em 427.337.688 kwanzas, com um prazo de execução de 18 meses, iniciou em fevereiro de 2022.

A empreitada contempla trabalhos de limpeza e desassoreamento num percurso de aproximadamente três quilómetros e meio, bem como a requalificação das margens e perímetro adjacente ao rio Lucola. Na orla adjacente ao rio, serão executados passeios pedonais, zonas de banhos, instalados equipamentos para prática desportiva e lúdica, arranjos paisagísticos e iluminação pública. Serão também realizados trabalhos de proteção, para evitar o transbordo da água do rio e desabamentos de terra.

A realização dos trabalhos tem em conta a especial sensibilidade ecológica que possui esta área ripícola. Esta sensibilidade ambiental, motivou a um trabalho conjunto e articulação permanente, entre a Tecnovia Angola, Governo Provincial de Cabinda e IPERFORMA, na procura de soluções as mais naturais possíveis na empreitada. Técnicas de engenharia natural e biofísica, seleção de materiais naturais locais e de espécies vegetais autóctones, em detrimento das espécies invasoras, que dominavam a área em intervenção, são práticas implementadas em obra.
Esta empreitada irá potenciar o desenvolvimento e valorização do património natural do Rio Lucola, contribuindo para a prevenção e melhoria da segurança em época de cheias, evitando a aproximação à cidade.

Pretende-se com estas as obras de requalificação urbanística, tornar o perímetro adjacente ao rio Lucola um espaço turístico e lúdico. Transformando a zona num grande parque verde, disposto ao longo do rio, destacando o rio na urbanidade da cidade de Cabinda e a utilização sustentada deste património natural por parte dos cidadãos.

Para a Tecnovia Angola é com satisfação e orgulho que fazemos parte de mais um projeto emblemático na província de Cabinda.

25.08.2022