Lançamento da primeira pedra do novo Hospital Central e Universitário da Madeira – HCUM
Na segunda-feira, dia 9 de janeiro de 2023, realizou-se a cerimónia de lançamento da primeira pedra da construção do novo Hospital Central e Universitário da Madeira – HCUM.
A cerimónia assinalou o início da segunda fase da obra, relativa à construção da estrutura em betão armado do edifício, colocação das alvenarias, e, arranjos exteriores nomeadamente execução dos acessos e das infraestruturas enterradas.
No lançamento da primeira pedra do HCUM, foi colocada no interior da primeira sapata, betonada durante a cerimónia, uma garrafa de Vinho Madeira de 2006, ano em que foi lançado o concurso do “Projeto para a Construção do Hospital Central da Madeira”. Um ato simbólico que contou com a participação dos Secretários Regionais do Equipamentos e Infraestruturas – Pedro Fino, e da Saúde e Proteção Civil- Pedro Ramos, em representação do Presidente do Governo Regional da Madeira.
A Tecnovia Madeira foi representada pelo Presidente do Conselho de Administração, Eng.º João Guilherme Canas da Costa, pelos Administradores Eng.º Luís Damião e Eng.º Marco Nóbrega, além de vários elementos da Direção de Produção da empresa e Equipa afeta à obra.
A construção do novo Hospital Central e Universitário da Madeira – HCUM, foi adjudicada, a 8 de setembro de 2022, ao Consórcio TECNOVIA MADEIRA S.A./ AFAVIAS – Engenharia e Construções, S.A./ SOCICORREIA – Engenharia, S.A./ RIM-Engenharia e Construções, S.A., pelo valor de cerca de 75 milhões de euros e um prazo de execução de 720 dias.
Os trabalhos arrancaram no terreno no passado dia 19 de dezembro, com a colocação de betão de limpeza em fundações e trabalhos de montagem de uma central de betão da Tecnovia, que irá produzir o betão pronto para a obra.
A Tecnovia Madeira já construiu integralmente o Hospital Privado da Madeira – HCM e é com muito empenho e determinação que abraçamos a construção do novo Hospital Central e Universitário da Madeira.
12.01.2023