Naval Canal transporta Espalamaca, embarcação história dos Açores

A Naval Canal– Estaleiros de Construção e Reparação Naval, empresa do grupo Tecnovia, foi responsável pelo transporte da lancha Espalamaca, um símbolo histórico para as ilhas do Faial, Pico e São Jorge. 

O percurso de cerca de 40km foi realizado por terra desde a freguesia de Santo Amaro até ao estaleiro do Naval Canal, em Madalena do Pico. A embarcação encontra-se atualmente nas docas secas das nossas instalações. 

A Espalamaca foi construída na década de 50 e foi retirada de serviço nos anos 90, quando já se encontrava em estado avançado de degradação. 

Esta lancha faz parte da memória coletiva açoriana, principalmente à população residente no “Triângulo”, esta é um símbolo de vivências e factos históricos. 

O presidente dos Açores, José Manuel Boleiro, afirmou que “(…) estamos a passar de um sonho a uma expetativa. (…) Espero que no verão do ano que vem possamos ter a Espalamaca não só recuperada, mas a navegar”. 

Os sonhos talvez estejam perto de se tornar realidade, pois é expectado que a Espalamaca regresse ao mar já no próximo verão. 

Crescemos a fazer e a preservar o passado para o nosso futuro! 

24.10.2023