Lisbon Quake – Centro do Terramoto de Lisboa

Tipo de Obra
Edificação

Empresa Construtora

Tecnovia S.A. 

Local de Obra 
Belém, Lisboa, Portugal 

Duração da Obra
Início: maio 2020 

Conclusão: 6 abril 2022  

Inauguração: 16 abril2022 

 

Descritivo de Obra

O Quake – Centro do Terramoto de Lisboa localizado em Belém, ao lado do Museu Nacional dos Coches,  foi construído pela Tecnovia S.A.

É uma obra composta por dois volumes, unidos por um corpo central entre os quais se criam dois pátios, totalizando uma área de 1700m2.  

 Esta obra contempla uma estrutura irregular em planta, composto por um piso enterrado, um piso térreo e dois pisos elevados.  

 A solução construtiva contemplou uma estrutura resistente em betão armado com solução mista de pórticos e sistemas de paredes, e com lajes compostas por bandas de reforço e blocos de aligeiramento, com um total de 700m3. 

 A maioria das paredes e pilares encontra-se inserida nas empenas e fachadas. Os pilares são caracterizados por uma dimensão de 35x100cm, na periferia, e por 30x100cm, no interior. 

 Em relação às lajes, a solução adotada passou por utilizar lajes com blocos de aligeiramento e bandas de reforço junto das zonas de momento negativo, ambas com 36cm de espessura. Esta solução permitiu reduzir o peso de betão utilizado mantendo a rigidez necessária para reduzir as deformações no pavimento. Foi, ainda, utilizada uma espessura de 50cm para as lajes aligeiradas de maior vão. Para as escadas e noutros locais de exceção, foi utilizada uma solução maciça de 25cm de espessura. 

 Para contenção do piso enterrado foram executados muros de contenção do tipo Munique, num total de 1500m2. Estas paredes proporcionaram a contenção periférica provisória durante a fase de execução da obra, tornando-se definitivas aquando do término da construção. 

No exterior os dois volumes são revestidos por painéis pré-fabricados em betão armado com estereotomia e o corpo central por uma composição de ripas de madeira verticais.   

Ao nível dos acabamentos interiores existe uma divisão entre o volume Sul de carácter social e o volume norte que compreende os espaços expositivos.  

Um dos grandes desafios deste projeto foi a necessidade de insonorizar cada uma das salas, o que levou à aplicação de uma série de soluções acústicas na execução dos pavimentos, paredes e tetos.  

O Quake – Centro do Terramoto de Lisboa é uma obra construída pela Tecnovia SA, que marca o panorama das atrações de Lisboa e que surpreenderá os visitantes com uma experiência imersiva e única sobre um importante acontecimento na história de Portugal e da cidade de Lisboa, o grande terramoto de 1 de novembro de 1755. 

Orla marítima da Calheta de São Miguel em Santiago, Cabo Verde