Requalificação da Praça da Fonte Nova distinguida com Prémio Internacional de Arquitetura

O prémio FAD 2018 de Cidade e Paisagem foi atribuído à “Praça Fonte Nova” de Lisboa, uma obra de requalificação urbana executada pela Tecnovia S.A.

O projeto do arquiteto José Adrião, promovido pela Câmara Municipal de Lisboa, no âmbito do programa “Uma Praça em cada Bairro”, foi distinguido por “assumir a complexidade de um lugar, potenciando o uso democrático do espaço público, com a recuperação de um antigo parque de estacionamento, sob um viaduto“.

Atribuídos pela associação ArquinFAD, os Prémios FAD de Arquitetura e Design Ibérico que celebram este ano a sua 60.ª edição, avaliaram um total 484 obras, nas diferentes categorias.

Iniciada em Fevereiro e concluída em Outubro de 2017, abrangendo uma área de 33,495 m2, a obra conferiu a este lugar uma nova vida e dinâmica, com novos espaços de comércio, de diversão e de convívio, como um parque infantil, um parque canino, uma fonte cibernética e uma iluminação integrada com o paisagismo e elementos pré-existentes, particularmente o viaduto.

A compatibilização permanente com a circulação pedonal e automóvel, nesta movimentada zona da capital e a adequação dos materiais previstos em projeto à realidade marcaram esta requalificação, que teve algumas curiosidades, como foram os testes ao parque canino. Realizados com cães de vários portes, os testes resultaram na modificação de especificações do projeto, como a dimensão do areão e estrutura de contenção previstos inicialmente, por magoar as patas dos cães e para impedir a fuga de cães de pequeno porte.

Urbanidade e modernidade convergem neste renovado espaço de Lisboa, um espaço para todos, um projeto galardoado, um projeto com a marca Tecnovia do qual nos orgulhamos.

 

Fotos adicionais clique aqui

Vídeo clique aqui

 

08.06.2018