Tecnovia marcou presença no 11.º Congresso Rodoferroviário Português com misturas betuminosas de baixo impacto ambiental

A Tecnovia marcou presença no 11.º Congresso Rodoferroviário Português – CRP, com misturas betuminosas de baixo impacto, uma aposta na circularidade e sustentabilidade na pavimentação betuminosa.

Esta 11ª edição do CRP, decorreu de 13 a 15 de maio no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), em Lisboa. Com cerca de 500 participantes, este evento reuniu profissionais, académicos e empresas do setor para debater os desafios e soluções para infraestruturas mais sustentáveis, resilientes e eficientes.

Compromisso com a inovação e sustentabilidade

Alinhada com os princípios de economia circular e comprometida com a sustentabilidade, a Tecnovia apresentou os seus mais recentes avanços no desenvolvimento de misturas betuminosas de baixo impacto ambiental. Este percurso de desenvolvimento, resulta de um investimento contínuo e aposta em parcerias para a inovação, com universidades, laboratórios de referência, fornecedores e clientes.

Unidos sob o mesmo propósito, procuramos soluções de construção rodoviária com menor impacto ambiental, garantindo-se a adequabilidade e a durabilidades do pavimentos.

WMA – Warm Mix Aspahlt com RAP

As misturas betuminosas temperadas (MBT), também designadas por Warm Mix Asphalt (WMA), têm sido uma aposta da Tecnovia dado apresentarem múltiplas vantagens ambientais e operacionais:

  • Redução significativa da pegada de carbono;
  • Aumento da incorporação de material reciclado;
  • Menor exposição dos trabalhadores a emissões e odores;
  • Redução do consumo energético;
  • Promoção da economia circular na construção.

Contributos Técnicos da Tecnovia no Congresso

Durante o evento, a equipa técnica da Tecnovia participou nas seguintes apresentações:

  • Estudo e Aplicação de Mistura Betuminosa Warm Mix com RA (Reclaimed Asphalt) e Betume Aditivado em Fábrica
    Autores: Tiago Ribeiro (Tecnovia), Pedro Nunes (Tecnovia Indústria), Nuno Fernandes (Tecnovia) e Maria Elena Bautista (Repsol);
  • Estudo de Mistura Betuminosa Temperada com Incorporação de Mistura Betuminosa Recuperada para Camada de Desgaste
    Autores: Fátima Alexandra Batista (LNEC), Ana Cristina Freire (LNEC), Anabela Maia (LNEC), Pedro Nunes (Tecnovia Indústria), Nuno Fernandes (Tecnovia) e Tiago Ribeiro (Tecnovia);
  • Comportamento Mecânico de Mistura Betuminosa Temperada com Elevada Incorporação de Misturas Betuminosas Recuperadas para Camadas de Desgaste em Autoestradas
    Autores: Eugénia Correia (Brisa), Maria João Rato (Brisa), Daniela Domingues (Brisa), José Neves (IST), Teresa Carvalho (Moeve), Pedro Nunes (Tecnovia Indústria) e Nuno Fernandes (Tecnovia);

WMA RAP30 ITER

Uma das novas misturas betuminosas desenvolvidas pela Tecnovia e em foco nesta 11ª edição do CRP, foi a WMA RAP30 ITER.

Esta mistura betuminosa temperada – MBT, do tipo AC 14 SURF, incorpora 30% de fresados, rejuvesnecedor de betume e redutor de temperatura, ambos aditivos da Itherchimica, empresa parceira da Tecnovia no desenvolvimento das WMA-MBR.

Ambientalmente e do ponto de vista da saúde apresenta características essenciais para uma pavimentação betuminosa sustentável:

  • Redução de cerca de 20% consumo energético, face a uma mistura convencional com 10% de fresado;
  • Aumento da circularidade mediante redução na utilização de matérias-primas virgens (agregados e ligante);
  • Redução da exposição de trabalhadores a emissões (<78% de PM respiráveis), fumos e odores;
  • Redução de 30% das emissões de CO2, em comparação a uma mistura convencional com 10% de fresado.

Além dos benefícios ambientais, a WMA RAP30 ITER, apresenta maior flexibilidade no transporte e aplicação, boa compactação e trabalhabilidade a menores temperaturas e uma economia custo de cerca de 5% face a uma mistura betuminosa convencional com 10% de fresado.

Desenvolvida em conformidade com a norma EN 13108-1 e em cumprimento dos requisitos do caderno de encargos de referência, da Infraestruturas de Portugal, a WMA RAP30 ITER, foi alvo de análise e estudos pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil – LNEC, que irá emitir o Documento de Aplicação – DA, com a sua avaliação independente sobre a adequabilidade desta nova mistura.

Compromisso com o futuro da construção sustentável

A participação da Tecnovia neste importante congresso reforça o seu posicionamento como agente ativo na transformação do setor da construção rodoviária em Portugal.

A empresa continua a investir no desenvolvimento de soluções que aliam excelência técnica e desempenho à responsabilidade ambiental, preparando toda a sua linha de produtos para os desafios futuros da sustentabilidade.

 

Crescemos a Fazer.

27.05.2025