Construção do Fórum Municipal de Oeiras adjudicado ao Consórcio Acciona – Tecnovia

A construção do Fórum Municipal de Oeiras, o novo edifício sede da Câmara Municipal de Oeiras foi adjudicado ao Consórcio Acciona – Tecnovia SA.

Localizado em Oeiras, na Av. Engenheiro Álvaro Roquete / Rua Isabel Queiroz/ Rua Dr. José da Cunha (Rua 2), o projeto, da autoria do gabinete de arquitetura Mário Sua Kay, contempla a construção do edifício de escritórios e espaços exteriores.

Com uma área bruta de construção de 45.065 m2, num lote de cerca de 16.000 m2, o Fórum Municipal de Oeiras será composto por uma torre com 16 andares acima do solos e 3 pisos em cave, destinados a estacionamento, com um total de 741 lugares.

O Fórum Oeiras estará integrado com área envolvente, em particular com o Parque dos Poetas, importante espaço lúdico do Concelho.

A Construção do Fórum Municipal de Oeiras, adjudicada ao Consórcio Acciona – Tecnovia SA por cerca de 45 M€, pelo prazo de 720 dias, tem a consignação prevista para Janeiro de 2021.

Os principais trabalhos envolvidos na construção deste projeto são:

– Contenção periférica: Execução de muros de contenção Berlim e com Ancoragens provisórias

– Construção das Fundações e Laje de fundo com pregagens verticais definitivas

– Estrutura torre do edifício e dois corpos secundários (até à cota do piso 3) um a norte e outro a sul do edifício principal

– Instalações especiais

– Arquitetura

– Infraestruturas Exteriores (com desvio de infraestruturas existentes)

– Vias de acesso ao edifício

– Arranjos exteriores e paisagismo

 

A obra desenvolver-se-á com recurso à metodologia BIM – Building Information Modelling. Com criação de um modelo visual a 4D que integrará todos os aspetos a considerar na edificação do projeto, o BIM promoverá a otimização da construção, gestão, desenvolvimento e posteriormente a manutenção do edifício.

 

Com um portfolio crescente na área da edificação, a Tecnovia orgulha-se de participar, no concelho onde tem a sua sede social, neste projeto que será um marco para Oeiras.

 

01.10.2020