Concluída a reabilitação do bloco operatório do Hospital Dr. Nélio Mendonça

A Tecnovia Madeira concluiu a empreitada de reabilitação do Bloco Operatório do Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal.

Solicitada pelo SESARAM, de modo a atender às necessidades e exigências regulamentares cada vez mais rigorosas do serviço. O Bloco Operatório anteriormente ocupava uma área de 1.398,90 m², que foi ampliada em cerca de 218 m2, solucionando diversos problemas funcionais ocorridos ao longo dos anos.

A nível de trabalhos executados pela Tecnovia, estes compreendem de uma série de intervenções, entre as quais:

– Remodelação das zonas de recobro;

– Demolições e desmontes de toda a zona de intervenção no piso 1;

– Desativação das instalações técnicas, substituídas por equipamentos de aquecimento, ventilação e ar condicionado, redes de gases medicinais (oxigénio, ar medicinal, protóxido de azoto e dióxido de carbono);

– Rede de abastecimento de água, rede elétrica e rede de dados.

As sete salas do bloco mantiveram o seu espaço físico e distribuição, todas elas foram remodelas na totalidade. Duas das salas passaram a estar incorporadas com proteção radiológica, de forma a garantir que a exposição dos pacientes e funcionários, seja tão baixa quanto razoavelmente atingível. As salas de blocos têm acesso a uma sala de anestesia, uma sala de desinfeção, assim como, uma zona limpa e uma zona suja.

Além da melhoria no interior do bloco operatório, procedeu-se à intervenção de toda a área de cobertura, com revisão da impermeabilização, substituição das placas da cobertura e substituição de equipamentos que já não se encontravam operacionais, no piso 2.

A 26 de março realizou-se a primeira cirurgia neste novo bloco operatório conduzida pela especialidade de Neurocirurgia.

A Tecnovia ao longo da sua existência conta com uma vasta experiência a nível de intervenções das infraestruturas de saúde, área na qual temos desenvolvido fortes competências. É um orgulho participar em mais uma obra estruturante e fundamental para a Região da Madeira.

Crescemos a Fazer!